Como funciona uma Usina Hidrelétrica?

Como funciona uma usina hidrelétrica

Em algum momento, você já refletiu como é produzida a eletricidade? Se ainda não parou para pensar nisso, vamos explicar para você como funciona uma Usina Hidrelétrica de maneira simples!

Existem muitos meios de se obter energia elétrica, seja por usinas termoelétricas a carvão ou nucleares, seja pela usina solar, pela usina eólica e até pelo movimento das ondas do mar, porém hoje vamos especificar sobre a hidrelétrica, nossa principal matriz energética e que utiliza o movimento de queda das águas de rios represados para tal.

O conceito de construção de uma hidrelétrica é muito simples:

  • Basicamente constrói-se uma grande barreira para represar um determinado rio, ao qual chamamos de barragem;
  • Como essa barreira impede a passagem de água normal do rio, ela vai enchendo até chegar em um limite calculado previamente pela equipe de engenheiros e forma um enorme reservatório de água;
  • Após a construção de todo esse aparato e o reservatório em nível adequado, a usina entra em funcionamento;

Entendo essa parte bem resumida sobre a construção de uma barragem vamos entender como é gerado a eletricidade:

  • Percebe-se uma grande diferença do nível de água do reservatório formado comparado com o nível de água do rio que está a frente da barragem;
  • Essa diferença de altura é o que chamamos de potencial hidrelétrico, ou seja, é a energia potencial gravitacional da nossa Usina.
  • Todo esse reservatório é a energia potencial gravitacional guardada para ser convertida em energia cinética depois;
  • Quando essa água do reservatório escoa até o rio, a água deixou de ser uma forma de energia potencial e se converteu em energia cinética, ou seja, ela não está mais parada.

  • Essa água que antes estava parada, agora escoa com alta velocidade por dutos e chega até as turbinas, que são espécies de hélices que giram, produzindo assim energia mecânica.
  • Essa energia mecânica (que é energia cinética também), agora é transformada em energia elétrica por um gerador, que basicamente é um motor só que funcionando ao contrário, ou seja, em vez de receber energia e movimentar algo, ele é movimentado e gera energia elétrica.
  • A água após passar pelas turbinas, escoa até o nível do rio;
  • Por fim a energia elétrica gerada é levada até uma subestação e destruída no Sistema Interligado Nacional.

De forma bem simplificada, é assim que funciona uma usina hidrelétrica e de como é produzida a eletricidade! Tentamos produzir esse conteúdo de forma que seja entendível ao máximo possível de pessoas, assim como, conceitos técnicos e aprofundados não foram descritos nesse post.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *